Home / Planejamento / Como Chegar / São Paulo para estrangeiros, dicas de transporte

São Paulo para estrangeiros, dicas de transporte

O turismo de estrangeiros em São Paulo tem aumentado a cada ano assim como as opções de lazer espalhadas pela cidade. Mesmo a língua ainda sendo um empecilho, tenho encontrado gente do mundo todo colocando a cara na rua com muita vontade de explorar a metrópole. Eles aprendem palavras chaves e não se assustam com as grandes distâncias.

Então, este é o nosso primeiro post direcionado a este público que se vira com aplicativos de tradução e quer aprender como circular pela cidade. Separei dicas de como chegar e usar o transporte público em São Paulo.

Comece se informando sobre a localização do que deseja visitar e quais opções de chegar até lá. Mesmo que demorado sempre tem um jeito de chegar utilizando o transporte público, mas considere metro o mais rápido e moderno. A malha não engloba toda a cidade, mas é sempre integrado com ônibus ou trem e tem pontos de táxi próximo às estações.

SPTrans é a empresa que cuida do transporte público em São Paulo e o site tem informações atuais sobre metro, trem (CPTM), ônibus, micro-ônibus e o trânsito em tempo real. Inclusive disponibiliza aplicativo grátis para comprar créditos, ver horários e baixar mapas direto do celular (sistema Android).

Estação de trem e metro Barra Frunda
Estação de trem e metro Barra Frunda
Cartão bilhete único
Cartão bilhete único

Compre o bilhete único para evitar várias filas na hora de adquirir o bilhete unitário e economizar para usar o transporte integrado. Em determinado período de tempo, pode pegar diferentes ônibus ou ter desconto no trem e metro pagando tarifa única. Pode carregar com créditos e também comprar por 24 horas, semana ou mês com uso ilimitado. Estão à venda em postos nas estações de metro e bancas de jornais indicados com a placa Ponto Certo.

Se o ponto de partida são os aeroportos internacionais de São Paulo, leia os posts explicando em detalhes como ir e vir de Guarulhos e Viracopos.

Use e abuse do Google Maps para ver as possibilidades de rotas e saber onde você está. Mesmo morando anos em São Paulo, uso com frequência no celular para me localizar e definir os próximos passos.

Para adquirir as passagens, o bilhete único ou pagar um táxi, melhor ter reais em espécie. Quase todos aceitam pagamento por cartões, mas sistemas falham com frequência e é sempre bom ter algum valor na moeda local. Troque o dinheiro em casas de câmbio do seu país ou nos aeroportos assim que chegar.

About Roberta Martins

A blogueira viajante do Territórios é gaúcha do extremo sul do Brasil. Uma aquariana apaixonada por conhecer pessoas, incentivar e trocar experiências sobre viagens, ecoturismo e cultura. Há 5 anos escolheu São Paulo para morar e cada vez gosta mais dessa metrópole. | Facebook | Google+ | Instagram | Twitter | Pinterest | Flickr |

Check Also

Clique na imagem para ver a revista

Claro que existe beleza em São Paulo

Certa vez li um artigo listando São Paulo entre as 10 capitais mais feias do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *