Home / Bairros / Cidades / Centro / O primeiro arranha céu de São Paulo

O primeiro arranha céu de São Paulo

No início do século passado, o italiano Giuseppe Martinelli  tinha o sonho de construir o prédio mais alto da América Latina, ele conseguiu e foi aqui em São Paulo no ano de 1929.

Prédio visto pela rua São João
Prédio visto pela rua São João

O Prédio Martinelli passou da polêmica ao apogeu, chegou à decadência e agora ressurge como atração turística na cidade. Atualmente administrado pela Prefeitura, é sede de algumas secretarias o oferece visitas guiadas gratuitas ao terraço. O prédio é enorme e parece ser lindo por dentro, mas a visita se limita a portaria, elevador e terraço. Mesmo assim, vale a pena, apesar de não ter mais o título de a construção mais alta de São Paulo, sem dúvida é a mais charmosa pela sua história e arquitetura.

Visitantes tirando muitas fotos
Visitantes tirando muitas fotos

Era um dos passeios que ainda faltava fazer na capital e finalmente rolou no dia do aniversário da cidade no walking tour do Alma Paulista. Nunca tinha tentado visitar, pois sempre escutava que só abria durante a semana até o início da tarde como ocorre no Banespão (o mais alto que fica ao lado), felizmente estava enganada e também abre aos finais de semana.

O vizinho Edifício Altino Arantes é o prédio mais alto de São Paulo
O vizinho Edifício Altino Arantes é o prédio mais alto de São Paulo

Lá em cima vemos a cidade por outro ângulo e em 360 graus. Em dias limpos dá para ver o Pico do Jaraguá, a Avenida Paulista e aquele mar de prédios infinitos. Além das pessoinhas correndo lá em baixo e construções famosas como a Praça da Sé, Vale do Anhangabaú, Edifício Itália e outros.

Vista para a Avenida Paulista
Vista para a Avenida Paulista
Vista para o Pico do Jaraguá
Vista para o Pico do Jaraguá
Mar de prédios
Mar de prédios

A visita guiada dura menos de uma hora e é uma aula de história. Edson Cabral, guia que trabalha no prédio há 12 anos, responde perguntas e conta todos os detalhes com muita simpatia. Veja trechos no vídeo abaixo e se motive para ver e ouvir tudo pessoalmente.

Os blogueiros do My Destination Anywhere e The Way We Travel foram conosco e adoraram. Valeu a companhia Erick, Kátia e Rafael!

Blogueiros curtindo o tour no terraço
Blogueiros curtindo o tour no terraço
Preste atenção no corredor de entrada, os lustres e detalhes na porta são lindos
Preste atenção no corredor de entrada, os lustres e detalhes na porta são lindos

Onde fica: ocupa praticamente uma quadra no centro de São Paulo e tem algumas entradas. Entrei pela Av. São João, 11 a 65.

Como conhecer: para fazer a visita guiada basta chegar na portaria do prédio nos horários disponíveis: de segunda a sexta das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h. Sábados das 9h às 15h e domingos das 9h às 13h.

Quanto custa: é grátis!

Detalhes da arquitetura
Detalhes da arquitetura
O terraço
O terraço

About Roberta Martins

A blogueira viajante do Territórios é gaúcha do extremo sul do Brasil. Uma aquariana apaixonada por conhecer pessoas, incentivar e trocar experiências sobre viagens, ecoturismo e cultura. Há 5 anos escolheu São Paulo para morar e cada vez gosta mais dessa metrópole. | Facebook | Google+ | Instagram | Twitter | Pinterest | Flickr |

Check Also

Museu da Língua Portuguesa

7 dias, 7 temas e 7 hasthtags – Museum Week 2015

A partir de amanhã começa a segunda edição da Museum Week com a participação de …

One comment

  1. Oba, foi ótimo fazer o passeio com vocês.
    Só o meu blog que ganhou um “we” a mais aí hahaha

    Se alguém quiser saber sobre o walking tour todo, o que a gente fez, tá aqui ó:
    http://bit.ly/1erkDJF

    Mas vamos ver se fazemos mais tours como esse. =)
    bjão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *