Home / Experiências / Cultura / Hoje é feriado em São Paulo, mas será que você sabe o motivo?

Hoje é feriado em São Paulo, mas será que você sabe o motivo?

Quando pergunto às pessoas se sabem o que foi a Revolução Constitucionalista de 32 ou o porquê é feriado em São Paulo hoje vejo na maior parte dos rostos um grande ponto de interrogação no meio da testa.Por este motivo, o Alma Paulista relata este fato histórico com um post simples e explicativo sobre um dos maiores movimentos armados da história do Brasil.

Fonte: AT Digital

Bora lá entender o porquê da revolução, meus caros?

Durante a República Velha foi formada uma aliança entre os dois estados mais ricos e influentes do país, São Paulo e Minas Gerais, que proporcionou a alternância da presidência da república entre representantes destes estados, a chamada política do “café com leite”, que teve sua decadência quando o então presidente e representante paulista, Washington Luís, rompe a aliança com os mineiros, indicando outro representante paulista, Júlio Prestes como seu sucessor.

Cronologia

Com a vitória de Júlio Prestes, os mineiros obviamente ficaram furiosos e resolveram se unir com os estados da Paraíba e do Rio Grande do Sul e, através de um golpe de estado, Getúlio Vargas assume a presidência provisória da república.

Como forma de demonstrar todo o seu poder, mesmo que (teoricamente) provisório, o Sr. Getúlio anula a constituição de 1891, substitui governadores por seus interventores, conseguindo assim aumentar a fúria da elite paulista que, por tal postura autoritária, se uniu para formar oposição à Getúlio Vargas. Só que ao mesmo tempo que havia oposição, um grupo denominado “tenentistas”, que era uma mescla de militares com civis e a favor da política de Vargas era formado em São Paulo. 

Foto: Portal da Camara
Foto: Portal da Camara

A oposição foi as ruas clamar por mais democracia e maior participação na vida política do Brasil e brigas e discussões iniciaram , até que em 23 de maio de 1932, os estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo morreram em praça pública e passaram a ser conhecidos pela sigla MMDC. Tal fato foi a gota d´água aos paulistas de oposição que, há exatos 81 anos, deram início a Revolução Constitucionalista.

Através da forte campanha em rádios e jornais, o movimento teve o apoio popular, mobilizando 35 mil homens a lutar a favor dos paulistas contra 100 mil homens do governo de Vargas e tinha como objetivo a normatização da legislação e do processo eleitoral.

Chamada2

A batalha foi árdua e durou três longos meses, sendo decretada no final vitória ao governo provisório de Getúlio Vargas. Apesar da vitória do governo, muitos historiadores entendem que o povo paulista teve a vitória moral, uma vez que logo que acabou o conflito, foram convocadas eleições para uma Assembleia Constituinte, onde pela primeira vez a mulher teve direito ao voto.

Para homenagear os heróis de 32, foi concluído em 1970 o maior monumento da cidade de São Paulo, o Obelisco Mausoléu dos Heróis de 32, com 72 metros de altura e que hoje é um dos principais cartões postais de São Paulo. O Obelisco guarda as cinzas de MMDC – Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo e de 713 combatentes da Revolução Constitucionalista entre eles o brilhante poeta Guilherme de Almeida e Ibrahim de Almeida Nobre.

“Aos épicos de julho de 32, que,
fiéis cumpridores da sagrada promessa
feita a seus maiores – os que
moveram as terras e as gentes por
sua força e fé – na lei puseram sua
força e em São Paulo sua Fé.”

Foto: Wikipedia
Foto: Wikipedia

 “Viveram pouco para morrer bem
 morreram jovens para viver sempre.”

O nosso respeito a essas pessoas que batalharam por um país melhor e pela democracia.

Observação: As fotos deste post foram retiradas de links da internet e todos os créditos foram aqui devidamente efetuados, quando possível.

About Gardenia Rogatto

Paulista e paulistana, eterna apaixonada por esta cidade que não para, pelos animais e pelo mar que aqui não temos, ex-bailarina clássica da cidade, contadora, auditora especialista no mercado de mídia e entretenimento, viajante compulsiva, aprendiz de stand up paddle e de muitas outras coisas e criadora do blog As Peripécias de Uma Flor. | Facebook | Google + | Instagram | Twitter |

Check Also

Parabéns 460 vezes, Sampa!!!

Hoje São Paulo comemora 460 anos e não tem como não celebrar esta data tão …

One comment

  1. JAIR PEDRONI

    SOU Paulista, DE ALMA E CORAÇÃO – São Paulo terra de “BANDEIRA 13 LISTAS, 13 lanças de GUERRA – em busca de AMOR, HONRA,MORALIDADE, DIGNIDADE, DISCIPLINA. que sempre buscam a LIBERDADE – FRATERNIDADE – ….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *