Home / Experiências / Arredores / Casa das Rosas, um oásis de cultura em meio ao caos

Casa das Rosas, um oásis de cultura em meio ao caos

De tempos em tempos, normalmente em dias mais tranquilos como feriados ou domingos, gosto de (re)visitar lugares que admiro em São Paulo.

Dessa vez foi a Casa das Rosas, uma mansão de 1935 que, após muitas “brigas”, foi conservada, restaurada e transformada em espaço cultural. O local foi inaugurado em 1991, ano do centenário da Avenida Paulista, onde ela se localiza, logo ali no comecinho da nossa “avenida símbolo”.

Casa das Rosas

Pois é, muita gente não conhece ou não repara nessa maravilha da capital paulista, ainda mais por ela estar escondida entre grandes prédios e o vai-e-vem frenético da mais movimentada via da cidade. Pois pare lá. Entre e veja! Ande pelos jardins, conheça os seus espaços. Dedique uns minutos a uma das exposições ou abra um livro do Espaço da Palavra.

Jardins da Casa das Rosas

Não sabe o que é o Espaço da Palavra?

É uma sala de leitura de livre acesso, no segundo piso da Casa das Rosas, especializado em literatura e poesia, conta com um acervo de quase quatro mil títulos, que estão disponíveis para consulta local. O acervo é mantido a partir de doações de editoras, autores e frequentadores. Os usuários podem ler no local ou nas dependências da Casa, pesquisar títulos de poesia, prosa, ensaios de crítica literária e filosofia ou ouvir alguns audiolivros.

A Casa das Rosas, rebatizada como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura desde 2004, é um local que estimula as tendências mais claras da cultura paulistana: a mescla de erudição, oferecida nos cursos e palestras, e do espírito revolucionário, estimulado por meio do convite à apresentação de inúmeros artistas, poetas, músicos, dramaturgos, escritores em geral, que podem, nesse espaço, democraticamente, expor suas experimentações. A cada passo, em cada ambiente, uma novidade e uma nova interação!

Além de exposições e apresentações, o local ainda promove cursos e oficinas dos mais diversos temas!

Arte por todos os lados!

Avenida Paulista, 37

Confira a programação que tem um pouco de tudo e com certeza vai te agradar!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse lugar, é hora de visitá-lo e sentir o que estou falando!

 

Serviço

www.casadasrosas.org.br

Av. Paulista, 37, Bela Vista 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Terça-feira a sábado, das 10 às 22h; Domingos e feriados, das 10 às 18h.

(Passível de alteração, de acordo com a programação). 

O local!

About Daniel Thompson

Candango criado em São Paulo, trabalhou no turismo por 10 anos e há alguns outros começou a andar por aí. Já foram 2 voltas ao mundo e muitas outras viagens. Daí nasceu o Mochileiro das Maravilhas. Fotografa, filma, escreve e conta histórias mas, acima de tudo, vive os lugares por onde passa, pois viajar faz a vida melhor! | Facebook | Google + | Instagram | Twitter |

Check Also

Jamie Oliver (Foto: Divulgação)

Jamie’s Italian: Como é e quais os preços do restaurante de Jamie Oliver em São Paulo

Foi inaugurado em São Paulo o Jamie’s Italian Itaim Bibi, primeiro restaurante do renomado chef …

2 comments

  1. Sempre quis visitar mas até hj não fui. Mas estou me organizando pra ficar uns dias em SP turistando…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *