Home / Experiências / Arredores / Conheça as 7 Maravilhas de Campinas

Conheça as 7 Maravilhas de Campinas

Campinas é conhecida como a “capital do interior” por ser a cidade mais importante do interior paulista. Em 2007, foi promovida uma votação pública para a escolha das 7 Maravilhas de Campinas, que elegeu as principais atrações turísticas do município. A convite do CRC&VB (Campinas e Região Convention & Visitors Bureau), o Alma Paulista foi conhecer esses pontos.

7 MARAVILHAS DE CAMPINAS

1) ESTAÇÃO CULTURA

Estação Cultura (Foto: Felipe Micaroni Lalli - Creative Commons)

Construída em 1872 como “Estação Paulista”, a Estação Cultura é hoje sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, da Escola Municipal de Cultura e Artes, além do Centro Profissionalizante (Ceprocamp). No passado, foi um importante entrocamento de diversas rodovias e responsável por articular o trânsito de passageiros e de carga entre o interior e a capital.

2) CATEDRAL METROPOLITANA DE CAMPINAS

Catedral Metropolitana - 7 Maravilhas de Campinas (Foto: Rafael Carvalho/Alma Paulista)

Localizada no coração da cidade, na Praça José Bonifácio (conhecida como Largo da Catedral), a igreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição foi inaugurada em 1883. Seu interior é em estilo barroco (sem douração) com um requintado trabalho de talha de madeira. As fachadas têm estilo neoclássico. A Catedral Metropolitana é tombada como patrimônio de Campinas.

3) PARQUE PORTUGAL

Parque Portugal - 7 Maravilhas de Campinas (Foto: Rafael Carvalho/Alma Paulista)

Também conhecido como Lagoa do Taquaral, o parque é destino de até 50 mil pessoas por dia no verão para prática de esporte e lazer. A área verde conta com uma grande lagoa, concha acústica, pista para caminhada, cartódromo, ciclovia e quadras.

4) PRÉDIO DO JOCKEY CLUB

Prédio do Jockey Club - 7 Maravilhas de Campinas (Foto: Rafael Carvalho/Alma Paulista)

O imponente prédio do Jockey Club, localizado no centro de Campinas, é uma herança do tempo áureo do café. Inaugurado em 1925, já foi palco de grandes festas e recitais de piano que reuniam as famílias mais ricas da cidade. A arquitetura é inspirada nos palacetes parisienses.

5) MERCADO MUNICIPAL

Mercado Municipal - 7 Maravilhas de Campinas (Foto: Rafael Carvalho/Alma Paulista)

Também conhecido como Mercadão, o Mercado Municipal de Campinas é ótima opção de compras de alimentos, principalmente temperos, ervas, frutas e verduras. O prédio de 1908 está localizado na Praça Carlos Botelho.

6) ESCOLA DE CADETES

Escola de Cadetes - 7 Maravilhas de Campinas (Foto: Reprodução)

O complexo em estilo colonial espanhol é cercado por área verde e uma torre que pode ser vista mesmo à distância. Em 1961, foi inaugurada no local a Escola Preparatória de Cadetes de Campinas, importante local de ensino usado pelo Exército Brasileiro.

7) TORRE DO CASTELO

Torre do Castelo - 7 Maravilhas de Campinas (Foto: Fasouzafreitas - Creative Commons)

Localizada na Praça 23 de Outubro e construída no final da década de 1930, a torre não é tão grande, mas está num dos pontos mais altos da cidade, a 735 metros de altitude. Seu mirante tem uma visão de 360 graus da área urbana de Campinas.

+ Veja mais dicas de Campinas

About Rafael Carvalho

Mineiro apaixonado por viagens, escreve para o Esse Mundo É Nosso com seu amigo Adolfo Nomelini. Após o fim de um contrato de trabalho, resolveu pegar a mochila e viajar sem data para voltar pela América do Sul em 2007. Depois da viagem de quase 2 meses, nunca mais parou. Desbrava o Brasil e o mundo em busca de novas aventuras e experiências. Mora em São Paulo há quase 10 anos e ainda encontra muito para descobrir da cidade a cada dia. | Facebook | Google + | Instagram | Twitter |

Check Also

Jamie Oliver (Foto: Divulgação)

Jamie’s Italian: Como é e quais os preços do restaurante de Jamie Oliver em São Paulo

Foi inaugurado em São Paulo o Jamie’s Italian Itaim Bibi, primeiro restaurante do renomado chef …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *